23 de setembro

COMPETÊNCIAS

10/07/16 às 12h15 - Atualizado em 18/06/17 às 19h06

As competências da Administração Regional do Paranoá são:

O Gabinete é a unidade central da Administração Regional e é dividido em:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom) –  É a unidade responsável pela comunicação institucional da Administração Regional do Paranoá. A ASCOM busca criar uma cultura de bom relacionamento com os meios de comunicação e com a comunidade, garantindo o acesso às informações dos serviços e políticas do Governo do Distrito Federal relacionadas à Administração. O trabalho, orientado pelos critérios de transparência e eficiência, contribui para a interlocução entre sociedade, mídia e governo na compreensão da informação como um direito do cidadão e dever do estado.

Assessoria de Planejamento (Asplan) – É a área que coordena a elaboração e a consolidação dos planos e programas anuais e plurianuais da Administração Regional do Paranoá do Distrito Federal, de acordo com as metas institucionais, além de acompanhar a sua execução e desempenho. A ASPLAN coordena o desenvolvimento das atividades voltadas para o planejamento estratégico, gerencial e de avaliação do desempenho institucional do erário.

Assessoria Técnica (Astec) –  Assessora juridicamente todas as unidades orgânicas da Administração Regional do Paranoá do Distrito Federal e examina, antes da publicação, os atos normativos, termos, contratos, convênios, ajustes e outros normativos relacionados aos trabalhos realizados pela RA-VII. É responsável por manter arquivo e relatórios atualizados com o controle das decisões jurídicas proferidas nas ações e feitos de interesse da Administração Regional do Paranoá do Distrito Federal e demais processos nos quais tenha participação.

Junta do Serviço Militar – Realiza atividades de alistamento obrigatório para o brasileiro nato do sexo masculino.

Ouvidoria – É o espaço de comunicação entre o cidadão e o governo, responsável pelo registro, encaminhamento, e resposta às demandas sobre os serviços públicos, classificadas como solicitações, reclamações, sugestões, elogios, informações e denúncias. A ouvidoria visa garantir a participação popular, a transparência e auxilia na eficiência da prestação dos serviços públicos.

Coordenação de Administração Geral (Coag)

É responsável por supervisionar, coordenar e controlar as atividades relacionadas ao orçamento, finanças, contratos e gestão administrativa, de pessoas, informática, material, patrimônio, transporte, arquivo, protocolo e serviços gerais, bem como, a execução de atividades relacionadas à modernização administrativa. Compete ainda à COAG, em conjunto com a Assessoria de Planejamento, a elaboração da programação anual de trabalho e a proposição do planejamento estratégico da administração. Possui sob sua responsabilidade três gerências (Gerência de Administração, Gerência de Pessoas e Gerência de Orçamento e Finanças). Cada uma dessas gerências possui núcleos específicos e servem de porta de entrada para o cidadão e para os servidores acessarem alguns dos serviços prestados pela Administração Regional e o Governo do Distrito Federal. Assim, trabalham para garantir a transparência e auxiliar na eficiência da prestação dos serviços públicos.

Coordenação de Desenvolvimento (Codes)

É a unidade responsável por planejar, coordenar, controlar e supervisionar a execução das atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento comunitário e social, gestão do território, atividades rurais, e cultura, esporte e lazer no âmbito da Administração Regional, em articulação com a Secretaria de Estado das Cidades.

Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção (Colom)

É a Unidade Gestora responsável por coordenar e supervisionar a execução de obras, licenciamentos, topografia e desenho técnico no âmbito da Administração Regional do Paranoá. Possui em seu organograma três diretorias: Diretoria de Obras, Diretoria de Aprovação e Licenciamento. Cada uma dessas Diretorias possui núcleos específicos. Esta Coordenadoria realiza as tratativas referentes às demandas da Região Administrativa do Plano Piloto, sempre em contato direto com os diversos órgãos e com a população, incluindo Conselhos, Prefeituras e Lideranças Comunitárias.