21 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
11/04/19 às 8h11 - Atualizado em 11/04/19 às 8h11

“Sejus mais Perto do Cidadão” chega ao Paranoá

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a Administração Regional do Paranoá e diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam a segunda ação integrada nos dias 12 e 13 de abril próximos, sexta-feira e sábado, com a prestação de vários serviços à população e que beneficiará a comunidade do Paranoá. No final de março, ação semelhante atendeu aos moradores da Candangolândia e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.

Desta vez, na ação do Paranoá, a Secretaria da Fazenda também integrará a parceria e estará no local para oferecer à população serviços como emissão de 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões e parcelamento de débitos. As ações no Paranoá acontecerão na Administração Regional local, na Praça Central – s/n lt 1, das 9 às 17 horas. 

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, que estará presente no local, o objetivo do evento é “aproximar o GDF da população, promovendo facilidade de acesso a vários serviços, de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida do cidadão”.  Para ele, essa também é uma oportunidade para ouvir a população e seus anseios. 

São parceiros desta ação no Paranoá, a Polícia Civil do Distrito Federal, a Superintendência Regional do Trabalho, Defensoria Pública do Distrito Federal, Secretarias de Fazenda, Segurança Pública, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

 

Programação :

Dia 12/04 – Sexta-feira

Prevenção às drogas – Palestras nas escolas sobre Violência e Prevenção às Drogas e prevenção da gravidez na adolescência. Diálogo com adolescentes nas escolas locais mediado pelo sociólogo Emerson Franco (conscientização e apresentação de experiências pessoais de superação do mundo do crime e das drogas).

CINEJUS – “Cultura da Paz”, exibição de filme nas escolas e diálogos sobre prevenção da violência a partir da linguagem do cinema.  Diálogos com alunos do ensino fundamental sobre violência.

Oficina de defesa pessoal – Voltado para a população em geral, com o objetivo de ensinar posturas e movimentos simples de defesa que podem ser executados no dia a dia em uma eventual situação de agressão. Das 10 às 12h. 

Debate – Roda de conversa para micros e pequenos empresários do Paranoá sobre direito do consumidor, que terá como mediador o Diretor-Geral do Procon. Às 15h.

Rodas de Conversa – Tema: "LGBTfobia um problema de toda uma sociedade, formas de violência e preconceito contra pessoas LGBT e como denunciá-las" e “Racismo estrutural e trabalho" que serão desenvolvidas nas escolas.

Serviços – Emissão de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade; emissão de carteira de trabalho (atualizações e informações); 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões; parcelamento de débitos; formulários e recebimento de reclamações; orientação jurídica e social; Juizado Especial Itinerante.

 

Dia: 13/04

 

Atividades lúdicas para crianças – Apresentações culturais; brinquedos infláveis e cama elástica; leitura de história por meio de música, voz e violão; distribuição de algodão doce e pipoca; orientações dos conselheiros tutelares; distribuição de cartilhas.

Roda de conversa – O papel do Conselho Tutelar.

Palestras – Orientações à população sobre possíveis encaminhamentos às comunidades terapêuticas para tratamento de dependência química e também voltadas aos familiares sobre como podem participar desse processo.

CINEJUS – “Cultura da Paz”, exibição de filme durante a ação, e diálogos sobre prevenção da violência a partir da linguagem do cinema.

Atendimento do programa Pró-Vítima – Atendimentos de vítimas de violência realizado por assistentes sociais e por psicólogas no âmbito do programa.

Maquiagem –  Serviços de maquiagem e modelagem de cabelo.

Serviços –  Emissão de 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade; emissão de carteira de trabalho (atualizações e informações); 2ª via de IPVA; 2ª via de IPTU; emissão de certidões; parcelamento de débitos; formulários e recebimento de reclamações; orientação jurídica e social; Juizado Especial Itinerante.

Balcão de informações – Informações sobre direitos das pessoas com deficiência (Cartilha CODDEDE); Distribuição de material informativo dos serviços ofertados a população LGBT pelo governo do DF; distribuição de material informativo sobre os direitos da pessoa idosa;

Apresentação da Gerência de Empregabilidade para pessoas com Deficiência acerca das vagas disponíveis e recebimento de currículos. Consulta cadastro do passe livre; emissão de documento de identidade para pessoa em situação de vulnerabilidade.

Ação, Cultura e Lazer – Apresentação cultural de grupos da Comunidade e advindo dos CEU’s das Artes; Projeto Esporte à Meia Noite com a disponibilização de cama elástica, mesa de ping e pong e pebolim; Mala do Livro com a biblioteca móvel que conta com profissionais de contação de histórias para crianças.

Oficina – Defesa pessoal para a população em geral, com o objetivo de ensinar posturas e movimentos simples de defesa que podem ser executados no dia a dia em uma eventual situação de agressão. De 14 às 16h. O evento vai contar também com exposição de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais do DF.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros