21 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/09/19 às 16h35 - Atualizado em 23/09/19 às 16h35

Secretaria Executiva das Cidades realiza evento para apresentar tecnologia BIM entre órgãos do GDF

Soluções para o compartilhamento de dados, maior eficiência e economia no planejamento e na administração dos empreendimentos realizados.

A Secretaria Executiva das Cidades realiza no dia 26 de setembro, no auditório do CREA-DF, em Brasília, o evento “Compartilhamento de Dados BIM entre Órgãos do Governo do Distrito Federal”.

Realizado com o apoio da Pro-Systems, líder em consultoria para tecnologias BIM, CAD e GIS no Distrito Federal, e da Autodesk, empresa referência mundial em softwares 3D para projetos, o evento tem o objetivo de apresentar ferramentas e uma metodologia de trabalho para integrar informações entre projetos de infraestrutura e edificações aos servidores e funcionários dos diversos órgãos, empresas públicas e Administrações Regionais do DF.

A gestão pública exige eficiência, responsabilidade e respeito com o patrimônio público além do atendimento às necessidades da população. É por isso que o Governo do Distrito Federal busca adotar soluções tecnológicaspara a gestão de seus projetos. O Decreto Federal nº 9.377/2018 (atualizado pelo Decreto Federal 9.983/2019) gerou a exigência da utilização do BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) a partir de 2021. “Temos pouco tempo para atender a quantidade de demandas e muita necessidade de tornar nossa gestão de obras mais eficiente. Este é o caminho para a redução de custos e prazos das obras públicas. É tempo de ação”, afirma Gustavo Aires, secretário executivo das cidades do Distrito Federal.

Durante o evento, serão apresentadas: as exigências decorrentes dos Decretos nº 9.377/2018 e nº 9.983/2019, que buscam, além de diminuir os custos e a maior eficiência no desenvolvimento das obras, reduzir a adoção de aditivos contratuais e uma maior assertividade nos projetos; asempresas e organismos que já utilizam a tecnologia BIM em seus projetos – casos exemplificando as vantagens obtidas a partir de sua adoção e o atual momento de implantação da modalidade tecnológica em suas organizações.

Entre os exemplos de instituições do GDF que já iniciaram o processo de adoção do BIM estão Terracap – Companhia Imobiliária de Brasília, Novacap – Companhia Urbanizadora da Nova Capital e CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do DF. Há também iniciativas de adoção do BIM no governo federal e em empresas a ele ligadas, com destaque para o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Banco do Brasil, Receita Federal, Ministério da Infraestrutura, Hospital Sarah Kubitscheck, entre outras organizações.

O diretor da Pro-Systems explica,“A adoção do BIM por diferentes órgãos da administração do Distrito Federal irá contribuir para a integração dos esforços dos gestores públicos na busca por maior eficiência e economia no planejamento, na proposição e na administração dos empreendimentos realizados. Destaca que a tecnologia tem muito a contribuir para a eficiência e economia de recursos e de tempo na implementação de obras públicas.

O evento é aberto a dirigentes e decisores de órgãos, empresas estatais e das Administrações Regionais do Distrito Federal.

*Inscrições podem ser feitas no link http://www.prosystems.com.br/eventogdf

Sobre o evento:

Temas em debate: Compartilhamento de Dados BIM entre Órgãos do Governo do Distrito Federal; O benefício do BIM em projetos públicos; O poder da colaboração BIM na nuvem; e Estágio atual de implantação do BIM no GDF.

 

Serviço:

Realização: Secretaria Executiva das Cidades do DF

Apoio: Pro-Systems (prosystems.com.br) e Autodesk (autodesk.com / @autodesk)

Data e horário: 26/09/2019, das 8h30 às 12h

Local: Auditório do CREA-DF – SGAS 906 Cj. D

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros