21 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/04/23 às 13h26 - Atualizado em 8/04/24 às 15h56

Moradia própria para mais 2,5 mil pessoas no Itapoã Parque

COMPARTILHAR

Governador Ibaneis Rocha entregou 640 apartamentos nesta quarta-feira (19); meta é construir 80 mil unidades habitacionais no DF

O governador Ibaneis Rocha fez, em cerimônia nesta manhã, a entrega de 640 apartamentos novos do Itapoã Parque, bairro em construção para abrigar 50 mil pessoas. Agora, mais de 2,5 mil pessoas passam a ter casa própria, o que representa um avanço em uma das principais políticas sociais do governo – o combate ao déficit habitacional.

“Nossa meta é ousada, a de construir 80 mil moradias nesses quatro anos de governo, mas vamos trabalhar forte e unidos para que isso aconteça”Ibaneis Rocha, governador do DF

No evento desta quarta-feira (19), o governador efetuou a entrega simbólica de cinco chaves aos futuros moradores do Itapoã Parque, dos condomínios 53, 54, 69 e 70. Atualmente, o bairro já conta com mais de duas mil famílias convivendo na região. “Esse é um dos maiores empreendimentos que estão sendo feitos no país”, pontuou o governador Ibaneis Rocha.

Na sequência, o chefe do Executivo anunciou o plano de construir moradia para cerca de 320 mil pessoas, contando com o apoio do governo federal nas habitações de baixa renda. “Nossa meta é ousada, a de construir 80 mil moradias nesses quatro anos de governo, mas vamos trabalhar forte e unidos para que isso aconteça”, afirmou.

Um bairro para 50 mil pessoas, o Itapoã Parque contará com 12.112 apartamentos no total | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ao todo, o Itapoã Parque contará com 12.112 apartamentos. Neste ano, o bairro ganhou a sua primeira escola, com capacidade para 1,3 mil alunos, e há previsão de equipamentos públicos de saúde e assistência social, além de praças, jardins e lotes comerciais vendidos pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

Infraestrutura que chama a atenção do diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes. “Quando olho para esse empreendimento, eu enxergo não só a entrega de unidades imobiliárias, mas também a entrega de sonhos, dignidade e mobilidade. Isso muda a vida das pessoas. Estamos diante do maior canteiro de obras do DF, com a entrega de moradias”, disse.

Visão que é semelhante à de um dos novos moradores do bairro, o arquiteto Pedro Henrique Meireles. Ele recebeu a chave de seu apartamento das mãos do governador Ibaneis Rocha e comemorou a concretização de um sonho. “É um primeiro passo. É libertador e gratificante ter a casa própria. Aqui é um bairro planejado, e isso faz toda a diferença; é uma cidade com escola e vai ter outros equipamentos públicos”, reforçou.

Além das 640 unidades habitacionais do Itapoã Parque, o GDF formalizou a destinação de 70 apartamentos no Residencial Horizonte, no Sol Nascente/Pôr do Sol, e outros 44 no Residencial Maria Clara, no Riacho Fundo II, chegando a 754 moradias entregues em 2023.

Mapa do site Dúvidas frequentes